sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

SABEDORIA E JUVENTUDE
Escrevi este texto pra coluna do site de um amigo.... espero que assim como fui tocada por esse trecho bíblico, você também seja edificado.Muitas pessoas acreditam que é preciso ter muita experiência para ser considerado sábio. Geralmente, quase ninguém dá credito a um jovem ou adolescente, justamente pela sua falta de experiência de vida. Muitos aguardam o momento da “queda” ou da “rebeldia”, tempo de sempre quebrar a cara, já que isso faz parte da sua fase. Na realidade quase todos os cristãos se conformam com esses fatos, e isso inclui os próprios adolescentes e jovens, justamente porque esse período é caracterizado pelo afastamento de Deus ou pelo relaxamento aos Mandamentos Sagrados.Infelizmente, quando vemos um adolescente ou um jovem que “não dá trabalho” temos o seguinte pensamento: “Ele ainda não entrou na adolescência!”, ou pior ainda, “Esse garoto não é normal!” Realmente, essa é uma fase de difícil relacionamento, comprovado pela ciência, onde ninguém os entende, ninguém os aceita, apenas criticam, que os hormônios estão à flor da pele, etc.Creio eu que existam 2 tipos de pessoas, segundo Provérbios: Os Sábios e os Tolos. Todos pendem pra um desses lados, independente da sua idade. Então, vamos analisar o peso dessas duas características.Ninguém, nem mesmo um adolescente no auge de sua “rebeldia” gosta de ser chamado de “tolo”. Justamente porque “tolo” dá idéia também de “pessoa que não é digna de consideração, nem mesmo de atenção”. E, como eu já fui adolescente, (e das terríveis!) sei que, em meio aos “... me deixe viver em paz! Sai do meu pé!”. O que o adolescente menos gosta é de falta de atenção! Na realidade, sendo jovem, velho, adulto ou criança, o que a pessoa mais anseia é que - independente da forma que é expressa - sua opinião seja ouvida!Como uma boa mineira de criação, uma das coisas que me dá satisfação é conseguir discutir qualquer assunto, seja com qualquer pessoa. Eu aprendo muitas coisas e tenho a oportunidade de expor a minha opinião! Parece loucura, mas, em algumas situações, me frustra tanto o fato de eu simplesmente não saber absolutamente nada sobre alguma coisa que estejam conversando comigo! Fico olhando com “cara de tacho” e ao invés de eu aprender mais, aquilo se torna um monólogo rápido, porque eu simplesmente não tenho uma “palavrinha” para fazê-la continuar falando!O tolo (também definido como louco ou insensato) não é chamado assim simplesmente pelo fato de não ter experiência de vida. Mas porque despreza o conhecimento (Pv 1:22), mostra toda a sua raiva (Pv 29:11) e se mete em confusão (Pv 20:3). É também a pessoa que confia nas suas próprias idéias (Pv 12:15), desprezando a sabedoria divina (Pv 1:7b). E isso é muito sério.Então, independente da idade, da fase e dos problemas, uma pessoa só consegue deixar de ser considerada “tola” e, dentre outras milhares de vantagens, consegue expressar sua opinião e realmente ser OUVIDA quando se torna Sábia, quando busca a sabedoria. Não há outra maneira, ou tola, ou sábia!Uma pessoa sábia inclui em suas qualidades a prudência, que o dicionário Aurélio define como: “Qualidade de quem age com condimento, buscando evitar tudo o que julga fonte de erro ou de dano; Cautela, precaução”. Isso faz cair, pelo próprio dicionário, a necessidade da experiência para se obter a verdadeira sabedoria. A Bíblia, o guia de todas as pessoas que desejam ser sábias, também refuta essa condição no seguinte texto: “Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados.” (Provérbios 1:4 NTLH).Então, a Bíblia nos dá a dica para adquirir a Sabedoria: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus...” (Provérbios 1: 7 NTLH).Temer a Deus: Respeitar ou reverenciar a Deus, reconhecendo a sua grandeza e santidade. Temer a Deus não quer dizer simplesmente ter medo de Deus; é, antes, respeito (Lc 23:40; Hb 12:28), amor (Mt 22:37), obediência (Ec 12:13) e adoração a Ele (Dt 6:13-15; Sl 2:11).Então, concluímos que em todas as idades, se quisermos ser ouvidos, respeitados, admirados e imitados, é imprescindível deixarmos a tolice e consequentemente, busquemos a verdadeira sabedoria, que vem somente do Senhor.“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”.I Timóteo 4:12.

postado por ilton.
de vanessa oliveira.
obrigado por me ajudar. . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails