quinta-feira, 18 de março de 2010

home | histórico | escola fazedores | estudos | invasão de glória | fórum | fotos | podcast | testemunhos | agenda | contato
Estudos

"A Marca da Diferença"




Olá jovens!
É um grande privilégio estar falando com vocês e poder compartilhar a respeito dessa mensagem de santidade, desse chamado de separação que tem sido gerado pelo Espírito Santo no coração de jovens que tem buscado ser verdadeiras ferramentas nas mãos do Senhor para a grande conquista desse estado para Cristo.
Desejamos que você assuma conosco a convocação da parte do Senhor para com esta geração, geração esta que tem como uma de suas marcas principais a santidade, ou seja, jovens que tem como pratica real em suas vidas o abandono do que é pecado, daquilo que é imundo, e é claro, que entristece o Espírito Santo. Sem nenhuma duvida muitas coisas são pecado, porém no nosso ponto de vista, hoje nada é mais significativo no “universo dos jovens” do que os pecados na área sexual. Durante algum tempo na igreja se ouviu e pregou-se aquela idéia de que jovens deveriam ser “entretidos”, “ocupados” com muitos afazeres em nossas congregações para um dia no futuro assumirem seus chamados, suas vocações e daí em diante realmente servirem ao Senhor dentro de seus ministérios. Jovem, essa idéia, mesmo hoje já não sendo tão unânime dentro de nossas igrejas ainda resiste tendo muitos seguidores. Temos buscado “despertar” pastores e líderes de jovens quanto a esse assunto, pois se a algo estranho nessa idéia é a de acharmos que Cristo convocaria homens e mulheres a serem seus discípulos e assim expandirem a Reino dos Céus aqui na terra, porém se forem jovens, devem esperar, pois ainda não são capazes de assumirem uma verdadeira responsabilidade no Reino, esse pensamento, além de ante-Bíblico é uma afronta a inteligência de qualquer ser - humano especialmente a dos jovens, além de gerar indiretamente a lógica de que jovens “não tem solução”, sempre serão os mais sujeitos a pecarem e se desviarem, por que são jovens e ainda não podem ser maduros nem experimentados no Senhor para um compromisso maior no Evangelho, aí, fundamenta-se a idéia de que devem ser “entretidos” até um dia “crescerem” para poderem frutificar verdadeiramente no Corpo de Cristo.
Dentro dessa pratica encontramos algumas dificuldades de verdadeiramente afrontarmos o pecado na vida de alguns jovens dentro de nossas igrejas, pois seguindo a mesma linha de raciocínio, encontramos em nossos dias congregações que interpretam, por exemplo, a masturbação como algo “comum” na vida de seus jovens, lembre, acima mencionamos duas coisas importantes, primeira, em nosso entendimento os pecados na área sexual são hoje os que mais escravizam os nossos jovens e, segundo, jovens são “problema” então até crescer inevitavelmente causaram problemas, ou seja, o jovem “se conhecer”, ou, “conhecer seu corpo”, é algo natural. Mesmo que estas congregações não preguem ou ensinem publicamente isso, fazem “vistas grossas” para o fato, infelizmente isso mesmo, fato, algo ao qual não a argumento, pois tem ocorrido muito em meio aos nossos jovens.
Em determinados momentos ouvimos coisas como, “os jovens devem ter suas energias gastas em coisas saudáveis, devem praticar esportes e ajudarem bastante na igreja, para não pensarem nem fazerem bobagens”. Concordamos que praticar esportes e auxiliar a sua congregação em qualquer necessita é de extrema valia e edificação para a vida de qualquer jovem tanto na área espiritual quanto para o corpo físico, porém não é desta forma que as Sagradas Escrituras nos ensinam a fugir da tentação e viver uma vida de santidade em Cristo.
O apóstolo Paulo escrevendo aos Colossenses no capítulo dois, cita algo de imensa importância espiritual. Após se opor algumas praticas que a igreja em colossos havia assumido, praticas essas de observâncias de alguns ritos do Antigo Testamento, o apóstolo finaliza sua exortação dizendo o seguinte: “Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.”, aqui simplesmente Paulo afirma alguns princípios que se meditarmos veremos claramente seus significados.
Primeiro, todas as coisas que a igreja em Colossos estava sustentando aparentavam, serem praticas de pessoas sábias, maduras no Evangelho e, segundo, tudo isto nos dá a idéia de que eram tidas como praticas exemplares no meio da congregação, ou seja, certamente se ouvia muito a seguinte instrução, “igreja, estes são os métodos corretos de nos portarmos e, agindo assim, conseguiremos vencer o tentador”. Realmente, quando abrimos mão da preciosa graça Divina do Seu favor imerecido para nos colocarmos em um estado de legalismo, passamos a viver com praticas como a dos colossenses, ou seja, “isto pode, aquilo não pode, isto pode se comer, aquilo é proibido, aquele dia é especial, etc.”. E em nosso caso muitas vezes “passa tempos”, “confraternizações”... são o assunto principal de nossas reuniões de líderes de jovens, isto mesmo, temos pensado muito de como devemos trabalhar para afastarmos nossos jovens do mundo, me permita uma ressalva, este texto é para lhe encorajar a buscar intensamente pela santidade de Cristo e não para você se rebelar contra seus pastores ou líderes de jovens, mas sim em total submissão a estes líderes de Cristo ser um agente transformador da realidade de sua congregação se ela tem vivido este falso conceito a respeito dos jovens. Lembrem, seus líderes lhe amam e desejam o melhor para vocês e por isto querem lhes ver completamente afastados do mundo, porém não será pela força humana, por regras humanas que nossos jovens alcançarão a estatura do Varão perfeito mas sim buscando na única e verdadeira fonte que gera esta consagração.
Acreditamos, (mesmo que isto não esteja referido no texto Bíblico acima citado), que Paulo sabia pela sua experiência que aquelas praticas “livravam” momentaneamente o cristão das armadilhas de satanás, porém não eram um livramento eficaz, simplesmente porque nelas não havia a vida de Deus, assim entendemos quando Paulo se refere no texto Bíblico “como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético;”, estas colocações nos afirmam que a um limite para o humano, principalmente quando estamos dentro de uma grande guerra como tem sido na vida de cada jovem em nossos dias principalmente na questão da sexualidade, nós e vocês jovens sabemos o quanto as “paixões da mocidade tem buscado nos tragar”, este foi também o assunto do apóstolo ao seu filho na fé, porém, a instrução da parte do Espírito Santo para que o jovem Timóteo andasse em santidade diante do Senhor foi outro, sendo esta instrução sim de muito valor contra a sensualidade.
Vamos juntos partir de um principio tremendo da Palavra de Deus referente ao desejo do Senhor de estar conosco e, assim sustenta nossa posição em uma vida de santidade, está em Tiago capítulo um, verso sete e diz: “Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”, sem nenhuma duvida nada é mais valioso e agradável aos olhos do Senhor do que nosso amor e submissão a Sua perfeita vontade, isto nos faz aborrecer a satanás nos impulsionando a resisti-lo, aí é que entramos nas instruções de Paulo a Timóteo. Primeiro vemos o Apóstolo fazendo uma afirmação de caráter e de um sadio comportamento, o qual, Timóteo deveria viver, dizendo, “De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra”. (Tm 2:21), amados, eu e vocês precisamos nos purificar, este é o mais profundo desejo do coração de Cristo, que sejamos puros, jovens que rejeitam e eliminam do seu intimo o erro e o pecado, sim queridos, jovens que experimentam a presença do seu Amado através do “novo e vivo caminho” e se relacionam com Ele e desta forma sentem a dor do pecado como ele sente e por isso buscam ser como Ele é Santo, Santo, Santo. Jovem, você é chamado a ser um verdadeiro discípulo de Cristo, esta é a instrução de Paulo ao jovem Timóteo, Paulo afirma, enfatiza o seguinte, “será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.”, jovem você não é um esquenta banco, você não é alguém que tem que “crescer” para fazer algo para Cristo, você é chamado como o jovem Timóteo foi para fazer a história onde você está, sendo um vaso de honra, santo, justo e pronto para praticar a justiça na direção do Espírito Santo.
Outro significativo do ensino de Paulo a Timóteo é o seguinte, “Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.” (Tm 2:22). Primeiro, o conselho de Paulo vem de uma forma direta e muita objetiva a respeito daquilo que constantemente cercava e buscava desviar Timóteo da “santa vocação a qual ele havia sido chamado por Cristo”, já citamos este assunto no texto de Tg 4:7, lá diz, “resisti ao diabo”, aqui Paulo entrega o que seria uma característica deste processo de resistência quando se expressa de uma forma absoluta dizendo, “Foge também dos desejos da mocidade;”, jovens, somos vitimas constantes dos planos do diabo, estes que são tramados e desenvolvidos sob estas paixões, satanás conhece a natureza humana pecaminosa muito bem e sabe de tudo aquilo que “cativa e ínsita os jovens”, por isso a área sexual é muita usada por ele.
Paulo refere-se com muita prudência quando em II Co 2:11 diz a respeito das investidas de satanás,“não ignoramos os seus ardis”, esta consciência leva o apóstolo a deixar uma direção clara para seu filho na fé, e a direção é FUJA, isto mesmo, distâncie-se, afaste-se completamente daquilo que é pecado daquilo que tem aparência do mal, jovem, Paulo não diz, encare, enfrente o pecado, Paulo diz, FUJA. Não podemos amar a dois senhores, quanto mais nos aproximamos do pecado, quanto mais sedemos a tentação, mais nos aproximamos da morte. Hoje infelizmente vemos jovens que muitas vezes fervorosamente iniciarão sua caminha com Cristo e depois de algum tempo eles se afastam e testemunhamos o seu retorno ou entrega de suas vidas para estas paixões, o sexo, as drogas, as festas e inúmeras outras coisas deste mundo seduzem e levam aqueles que acreditavam que podiam tocar no pecado sem se manchar com ele. Então jovem siga a direção do Espírito Santo e FUJA de tudo aquilo que pode lhe fazer pecar. Em segundo, vemos como que uma “santa lógica” do propósito de Deus para o homem que o serve, veja Jovem, a vida daquele que estabelece relacionamento intimo com Cristo começa a “caçar” a justiça, a fé, o amor e a paz, que pertencem a Cristo, estas características naturalmente brotam do coração daqueles que se purificaram por amor a Cristo, note que o texto Bíblico afirma que estas praticas de retidão somente são vistas na vida daqueles que tem corações puros, estes que purificam seus corações, desviam-se do caminho do pecado e gerando frutos de justiça invocam com suas vidas ao Senhor.
Jovens, é com muito amor que deixamos está mensagem.
Nós cremos no ministério, na capacidade e no chamado profético dos jovens desta geração. Jovem você será o canal de Deus para levar o estado do Rio Grande do Sul aos pés de Jesus, sim jovem, nós cremos nisso, como também cremos que jovens podem viver uma vida em integridade e santidade.
Jovem é possível você não se masturbar, você pode não se prostituir, e você pode ser exemplo para sua congregação de como viver e servir a Cristo de todo coração.
Com muito amor,



Deus Abençoe a todos!
Equipe Fazedores da História


enviar a um amigo | imprimir

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:






"Fazedores da História é um ministério do MIC"
2009 - Todos os direitos reservados - Powered by Infoway

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails